9 Agosto - 3 minutos

Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!

Um frigorífico pode representar mais 90 euros por ano na fatura da eletricidade e é um dos eletrodomésticos mais caros de manter no dia-a-dia.

Um frigorífico com 10 anos tem um consumo médio anual de 800 kWh, enquanto que num frigorífico A+ o consumo médio anual ronda os 200 kWh.

Se tivermos como referência de valor de energia os 0,15€ / kWh, facilmente podemos concluir que:

 

poupanca-frigorifico

Que frigorífico escolher?

Se está a planear comprar um frigorífico novo dê preferência aos de classe A+ ou A++, que vão de encontro às suas necessidades. O investimento inicial é mais elevado, mas vai poupar dinheiro todos os dias. Também pode desligá-lo quando vai de férias ou quando não estiver em casa durante períodos de tempo médios!

Onde colocar o frigorifico?

Preferencialmente não instale o frigorífico perto de fontes de calor como o fogão ou forno e mantenha-o afastado da parede pelo menos 5 a 10 cm. Isto vai fazer com que o seu frigorífico não aqueça tanto e a ventilação seja mais eficiente, o que se traduz numa redução de consumo de energia imediata. Simples, certo?

O frigorifico é para estar fechado!

Quando for às compras, ou sempre que tiver coisas para guardar no frigorífico, prepare e agrupe os alimentos que quer guardar e arrume-os todos na mesma altura. Assim o seu frigorífico faz menos esforço para voltar a repor a temperatura definida, o que se traduz num menor consumo energético. E não se esqueça, mantenha a porta sempre bem fechada. O hábito de deixar o frigorífico aberto enquanto nos servimos de alguma coisa tem repercussões energéticas, que se reflectem em gastos. A nossa carteira agradece estes pequenos gestos!

Calor não!

Sempre que possível não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico. O ideal é deixá-los arrefecer e guardá-los no frigorífico quando já estão na temperatura ambiente. Em alternativa pode até colocar alimentos congelados no frigorífico quando precisar de os descongelar: o frio libertado contribuirá para refrigerar o aparelho.

Mais é menos

Um frigorífico cheio é energéticamente mais eficiente do que um vazio. Os alimentos retêm melhor o frio produzido do que o ar existente e por isso, quanto mais cheio estiver o frigorífico, melhor! Ainda assim deve acondicionar com atenção os alimentos evitando empilhá-los; encher o frigorífico em excesso não permite que o frio circule, o que torna a distribuição da temperatura pouco uniforme.

Abrir as portas: muitas vezes por pouco tempo ou uma vez muito tempo?

Sempre que abre a porta o movimento de deslocação do ar retira todo o frio do interior do equipamento. É preferível tirar tudo de uma vez ou colocar todas as compras no frigorífico de seguida, deixando a porta aberta por mais tempo do que o abrir várias vezes seguidas, ainda que por pouco tempo. Deve evitar abrir as portas do frigorifico muitas vezes para prevenir o arrefecimento da estrutura quando entra ar mais quente. Por cada vez que abrir a porta do frigorífico durante 10 segundos está a aumentar o consumo energético entre 0,2 a 0,8% face ao consumo diário necessário.

Manutenção

O condensador, localizado na parte traseira do frigorífico, deve ser limpo uma vez a cada 4 meses. E não se esqueça de limpar regularmente o gelo acumulado no congelador (gelo com mais de 2mm gastará mais 10% de energia). Se a borracha da portas do frigorífico não estiver em boas condições, troque-a pois é um elemento fundamental para prevenir a saída do frio.

À temperatura ideal

Mantenha o termóstato do seu frigorífico entre os 3ᵒ e os 5ᵒC. Este é o intervalo de temperatura ideal para conservar os seus alimentos. Temperaturas inferiores a 3ºC não têm qualquer impacto na melhoria da conservação dos alimentos.

 

 

Esperamos que estas ideias simples o ajudem a controlar um dos gigantes na sua conta de eletricidade. Experimente o nosso comparador e mude já de fornecedor para poupar sem qualquer investimento!

 

 


— Artigos Relacionados —

Ar Condicionado: Um bom amigo caro de manter!
Ler Artigo
Ar Condicionado: Um bom amigo caro de manter!

Descubra as nossas dicas para minimizar o peso do seu AC na fatura de eletricidade.

Energia
Refeições e televisão ligada: vale a pena?
Ler Artigo
Refeições e televisão ligada: vale a pena?

Quanto custa fazer as refeições em casa com a televisão ligada?

Energia
Mantenha a sua casa fresca no Verão!
Ler Artigo
Mantenha a sua casa fresca no Verão!

Algumas ideias simples para tornar a sua casa um local refrescante durante o Verão!

Energia
Ver mais