9 Agosto - 3 minutos

Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!

Um frigorífico pode representar mais 90 euros por ano na fatura da eletricidade e é um dos eletrodomésticos mais caros de manter no dia-a-dia.

Um frigorífico com 10 anos tem um consumo médio anual de 800 kWh, enquanto que num frigorífico A+ o consumo médio anual ronda os 200 kWh.

Se tivermos como referência de valor de energia os 0,15€ / kWh, facilmente podemos concluir que:

 

poupanca-frigorifico

Que frigorífico escolher?

Se está a planear comprar um frigorífico novo dê preferência aos de classe A+ ou A++, que vão de encontro às suas necessidades. O investimento inicial é mais elevado, mas vai poupar dinheiro todos os dias. Também pode desligá-lo quando vai de férias ou quando não estiver em casa durante períodos de tempo médios!

Onde colocar o frigorifico?

Preferencialmente não instale o frigorífico perto de fontes de calor como o fogão ou forno e mantenha-o afastado da parede pelo menos 5 a 10 cm. Isto vai fazer com que o seu frigorífico não aqueça tanto e a ventilação seja mais eficiente, o que se traduz numa redução de consumo de energia imediata. Simples, certo?

O frigorifico é para estar fechado!

Quando for às compras, ou sempre que tiver coisas para guardar no frigorífico, prepare e agrupe os alimentos que quer guardar e arrume-os todos na mesma altura. Assim o seu frigorífico faz menos esforço para voltar a repor a temperatura definida, o que se traduz num menor consumo energético. E não se esqueça, mantenha a porta sempre bem fechada. O hábito de deixar o frigorífico aberto enquanto nos servimos de alguma coisa tem repercussões energéticas, que se reflectem em gastos. A nossa carteira agradece estes pequenos gestos!

Calor não!

Sempre que possível não coloque alimentos ainda quentes no frigorífico. O ideal é deixá-los arrefecer e guardá-los no frigorífico quando já estão na temperatura ambiente. Em alternativa pode até colocar alimentos congelados no frigorífico quando precisar de os descongelar: o frio libertado contribuirá para refrigerar o aparelho.

Mais é menos

Um frigorífico cheio é energéticamente mais eficiente do que um vazio. Os alimentos retêm melhor o frio produzido do que o ar existente e por isso, quanto mais cheio estiver o frigorífico, melhor! Ainda assim deve acondicionar com atenção os alimentos evitando empilhá-los; encher o frigorífico em excesso não permite que o frio circule, o que torna a distribuição da temperatura pouco uniforme.

Abrir as portas: muitas vezes por pouco tempo ou uma vez muito tempo?

Sempre que abre a porta o movimento de deslocação do ar retira todo o frio do interior do equipamento. É preferível tirar tudo de uma vez ou colocar todas as compras no frigorífico de seguida, deixando a porta aberta por mais tempo do que o abrir várias vezes seguidas, ainda que por pouco tempo. Deve evitar abrir as portas do frigorifico muitas vezes para prevenir o arrefecimento da estrutura quando entra ar mais quente. Por cada vez que abrir a porta do frigorífico durante 10 segundos está a aumentar o consumo energético entre 0,2 a 0,8% face ao consumo diário necessário.

Manutenção

O condensador, localizado na parte traseira do frigorífico, deve ser limpo uma vez a cada 4 meses. E não se esqueça de limpar regularmente o gelo acumulado no congelador (gelo com mais de 2mm gastará mais 10% de energia). Se a borracha da portas do frigorífico não estiver em boas condições, troque-a pois é um elemento fundamental para prevenir a saída do frio.

À temperatura ideal

Mantenha o termóstato do seu frigorífico entre os 3ᵒ e os 5ᵒC. Este é o intervalo de temperatura ideal para conservar os seus alimentos. Temperaturas inferiores a 3ºC não têm qualquer impacto na melhoria da conservação dos alimentos.

 

 

Esperamos que estas ideias simples o ajudem a controlar um dos gigantes na sua conta de eletricidade. Experimente o nosso comparador e mude já de fornecedor para poupar sem qualquer investimento!

 

 


— Artigos Relacionados —

Reguladores de Luz: Iluminação 3.0
Ler Artigo
Reguladores de Luz: Iluminação 3.0

Já mudou as suas lâmpadas incandescentes por novas, mais eficientes? Então passe para o nível seguinte!

Energia
Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!
Ler Artigo
Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!

Descubra formas simples de poupar com estes eletrodomésticos de alto consumo.

Energia
Como escolher um sistema de aquecimento?
Ler Artigo
Como escolher um sistema de aquecimento?

Existem várias alternativas para os sistemas de aquecimento. Saiba um resumo das características principais.

Energia
Ver mais