9 Agosto - 2 minutos

Ar Condicionado: Um bom amigo caro de manter!

Se já tem um AC ou se está a ponderar adquirir um novo, aproveite e informe-se agora mesmo sobre as melhores práticas para que o seu equipamento esteja sempre em condições.

A manutenção é fundamental para reduzir a probabilidade de alguma avaria praticamente a zero e, sobretudo, para eliminar qualquer sobrecarga que resulta num aumento do consumo e da conta de eletricidade. Se o seu AC estiver numa zona muito quente os pontos seguintes são ainda mais importantes.

 

1. Substituição dos Filtros

Os filtros são relativamente baratos e devem ser trocados uma vez a cada 2–3 meses.

Quanto mais pessoas e animais de estimação habitarem ou frequentarem um local, mais poeira e humidade vão existir e maior será a frequência com que precisa de trocar os filtros.

Verifique os seus filtros regularmente para os trocar assim que se começem a ficar sujos, entupidos ou no geral em más condições. É fácil substituí-los e pode inclusivamente fazê-lo sem recorrer a ajuda especializada.

2. Limpeza das bobinas

A sua unidade de AC tem bobinas condensadoras e evaporadoras, e ambas vão acumular sujidade ao longo do tempo. Deve garantir que ambas as bobinas são completamente limpas uma vez por ano por alguém especializado (ou com mais frequência, dependendo da rapidez com que acumulam sujidade). Bobinas evaporadoras sujas minimizam a eficiência do seu AC, tornando-o incapaz de absorver o calor de forma eficiente e são, por isso, componentes que precisam de especial atenção.

3. Limpeza dos Canos de Condensação

Os canos de condensação são a parte do seu AC que carrega o excesso de humidade. Estes canos ​​podem ficar obstruídos se poeira ou outras partículas se acumularem, impedindo o funcionamento eficiente do equipamento. O excesso de humidade pode danificar paredes e carpetes. Limpe os canos de condensação trespassando um fio através deles para os desobstruir e os libertar de impurezas, criando assim uma passagem livre para a humidade acumulada.

4. Temperatura

Quanto mais baixa ou mais alta for a temperatura selecionada, maior será o consumo. Para evitar um esforço e consumo extra regule a temperatura para um valor confortável (20-22ºC no Inverno e 23-25ºC no Verão). Desta forma evitará temperaturas muito extremas que o obrigam a ligar e desligar o equipamento manualmente para evitar desconforto, aumentando dessa forma também o consumo de energia.

Se o aparelho do ar condicionado tiver uma unidade exterior, certifique-se que o sistema não está muito longe – caso contrário, o consumo energético vai aumentar.

 

Estas dicas vão permitir-lhe usufruir ao máximo do seu equipamento de AC, com menos riscos de avarias repentinas e sem um consumo energético excessivo!

 

 

 


— Artigos Relacionados —

Mantenha a sua casa fresca no Verão!
Ler Artigo
Mantenha a sua casa fresca no Verão!

Algumas ideias simples para tornar a sua casa um local refrescante durante o Verão!

Energia
Iluminação: Sensores de Presença e Movimento
Ler Artigo
Iluminação: Sensores de Presença e Movimento

Soluções simples para locais de passagem ou por períodos de curta duração: económico, útil e prático!

Energia
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!
Ler Artigo
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!

Um frigorífico pode representar mais 90 euros por ano na fatura da eletricidade. Saiba como reduzir o seu consumo!

Energia
Ver mais