9 Agosto - 3 minutos

Mantenha a sua casa fresca no Verão!

Sazonalmente as temperaturas sobem e nem sempre é fácil manter a nossa casa com uma temperatura agradável. O frigorífico aumenta o consumo para conseguir manter a temperatura fria no interior e a solução mais fácil é ligar o ar condicionado, gastando ainda mais energia.

Fique a saber que existem algumas formas simples de manter o calor o mais longe possível de sua casa:

1) Isolamento:

Ter um bom isolamento é essencial tanto para evitar a entrada de calor durante o Verão como a entrada de frio durante os meses mais frios.

Os sótãos são conhecidos por absorverem o calor que recebem através do telhado. Por esse motivo um bom isolamento no telhado e no sótão vão manter e impedir que o calor se alastre para dentro da casa.

Uma das opções mais populares é a fibra de vidro. A instalação é simples e o investimento é facilmente recuperado com a poupança em energia ao longo do ano.

A calafetagem e vedação de portas e janelas funciona como uma barreira para impedir a saída do ar quente ou a entrada do ar frio do exterior em sua casa. É uma opção acessível, com custos baixos e de aplicação simples.

A cor com que o exterior da sua casa está pintada é também um boa forma de evitar o calor.

Sabia que cores escuras absorvem entre 70 a 90% da energia solar radiante que atinge a superfície das casas? Optar por uma cor clara é uma boa escolha no que diz respeito a refrigeração passiva!

 

 

2) Sombra:

Tirar partido da sombra é a maneira mais simples e mais eficaz para arrefecer a sua casa e reduzir o consumo de energia.

Sabia que pode reduzir a entrade de calor até 40 % através de uma utilização eficiente de cortinas e persianas e técnicas de sombreamento como o paisagismo?

Paisagismo: 

É possível utilizar elementos já existentes no seu jardim ou planeá-lo recorrendo a técnicas de paisagismo de forma a criar zonas de sombra que cubram a sua casa e a tornem mais fresca e confortável.

 

Cortinas e Persianas:

Nos dias de calor intenso deixe as cortinas corridas e as persianas meio fechadas. Quando chegar a casa ao final do dia vai encontrar um local bem mais agradável do que se tivessem ficado completamente abertas. Desta forma vai evitar que os raios solares e o calor entrem directamente aquecendo o interior da sua casa, preservando assim uma temperatura mais fresca e repousante.

 

3) Cozinha e alimentação

Outra boa forma de controlar a sensação de calor é na cozinha. Usar o forno e o fogão aquece a cozinha e, naturalmente, o resto da casa. Usar um grelhador elétrico junto de uma janela ou cozinhar no exterior pode ajudar a minimizar o aquecimento gerado na preparação de refeições.

 

A alimentação é também uma maneira de controlar o calor. Comer e beber coisas geladas e evitar comida picante, carnes vermelhas e comidas pesadas ajudam a reduzir o mal estar causado pelo calor e a necessidade de recorrer a equipamentos de arrefecimento.

 

4) Janelas

Quando arrefece pode e deve abrir as janelas para refrescar a sua casa. Deve abrir sempre mais do que uma janela para promover uma corrente de ar. Se quiser deixá-las abertas durante a noite, experimente usar uma rede mosquiteira.

Se gosta de acordar cedo, o início da manhã é tradicionalmente a altura mais fresca e é por isso uma boa altura para abrir portas e janelas para ao mesmo tempo arejar a casa e baixar a temperatura antes das horas de pico de calor.

Caso as suas janelas apanhem com muito sol e as soluções anteriores não sejam aplicáveis para si pode analisar a possibilidade de colocar um autocolante refletor, que permite reduzir a entrada de calor através dos vidros. 

Também existem soluções como estores reflectores de luz que ajudam a manter a sua casa mais fresca, por não promoverem a acumulação de calor, mas sim a sua reflecção e projecção novamente para o exterior.

 

 

Esperamos que estas dicas simples mas eficazes lhe permitam optimizar a sua casa e recorrer menos a equipamentos de arrefecimento, poupando energia e dinheiro!

 

 

 


— Artigos Relacionados —

Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!
Ler Artigo
Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!

Descubra formas simples de poupar com estes eletrodomésticos de alto consumo.

Energia
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!
Ler Artigo
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!

Um frigorífico pode representar mais 90 euros por ano na fatura da eletricidade. Saiba como reduzir o seu consumo!

Energia
Consumo Invisível: como reduzir este custo?
Ler Artigo
Consumo Invisível: como reduzir este custo?

Equipamentos em “Stand-by” e em “Off-mode” podem representar até 10% da sua fatura! Veja algumas ideias simples para reduzir o seu consumo invisível!

Energia
Ver mais