13 Outubro - 1 minuto

Reguladores de Luz: Iluminação 3.0

Uma casa consome, em média, 15% da sua eletricidade em iluminação.

Felizmente existem algumas maneiras de reduzir esse consumo de eletricidade. A forma mais fácil é, naturalmente, a troca das lâmpadas incandescentes por outras de baixo consumo ou mesmo Leds. Pode saber um pouco mais aqui.

No entanto, se já fez esta evolução saiba que há mais formas de optimizar o seu esforço de poupança: reguladores de iluminação.

Os reguladores de luz permitem controlar a intensidade da corrente elétrica que passa nas lâmpadas, o que significa que reduz o consumo e a quantidade de luz libertada. 

Com esta simples alteração, é possível reduzir o gasto de energia com iluminação em 25% ou até mais, dependendo do período de utilização da lâmpada e da intensidade determinada. 

 

Existem duas formas de aplicar esta solução:

 

1) Pode aplicar diretamente na tomada um aparelho que regula a intensidade da corrente eletrica que chega à extensão do equipamento de iluminação, permitindo reduzir o consumo em momentos no qual quer uma luz ambiente ou quando tem vários pontos de luz ligados.

 

2) Em alternativa, pode instalar diretamente um interruptor dimmer na parede para o mesmo efeito de controlo da intensidade da corrente. Esta solução é mais prática e não precisa de fios e extensões, mas poderá precisar da ajuda de um eletricista para a instalação.

Existem três tipos de dimmers. Os unipolares (para pontos de luz controlados apenas por um interruptor), os de três ou quatro vias (para grupos de luzes controlados por um dimmer, mas de ativção independente) e os múltiplos locais (para pontos de luz controlados por dois ou mais interruptores dimmer). O melhor tipo depende da também da sua instalação elétrica.

 

Outro mecanismo simples para reduzir custos com iluminação são os sensores de movimento e presença! Saiba um pouco mais aqui!

 


— Artigos Relacionados —

O Stand-by dos equipamentos Multimédia
Ler Artigo
O Stand-by dos equipamentos Multimédia

O consumo invisível do Stand-by nos equipamentos digitais pode valer 55 euros!

Energia
Refeições e televisão ligada: vale a pena?
Ler Artigo
Refeições e televisão ligada: vale a pena?

Quanto custa fazer as refeições em casa com a televisão ligada?

Energia
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!
Ler Artigo
Frigorífico: grandes ideias para um consumo pequeno!

Um frigorífico pode representar mais 90 euros por ano na fatura da eletricidade. Saiba como reduzir o seu consumo!

Energia
Ver mais