10 Setembro - 1 minuto

Iluminação: Sensores de Presença e Movimento

Há muitas situações em que os sistemas de iluminação ficam ligados por longos períodos de tempo, inclusivamente durante a noite. Isto pode ser facilmente resolvido com sensores de presença e movimento.

Os sensores de movimento são bastante fiáveis e úteis, quando instalados nos ângulos e lugares adequados. O facto de desligarem automáticamente os pontos de iluminação permite poupanças energéticas em aplicações interiores ou de exteriores, e ainda são utilizados frequentemente com objectivos de segurança e de comodidade.

 

São particularmente úteis para locais onde não é necessário manter as luzes ligadas o tempo todo (locais de passagem ou curta permanência), como corredores, casas de banho, arrumos, zonas de refeição em escritórios.

 

Como este equipamento permite acender as lâmpadas apenas quando necessário, em alguns casos, elas vão acender e apagar várias vezes ao dia e por isso o seu uso não é recomendado com lâmpadas frias (conhecidas como económicas). Estas lâmpadas têm o seu ciclo de vida proporcional ao número de vezes que são acesas, e por serem mais caras que as lâmpadas incandescentes representam um investimento alto ao queimarem rapidamente.

 

O ideal é utilizar o sensor de presença em conjunto com lâmpadas de halógeneo (tipo holofote) ou, em ultimo caso, com lâmpadas incandescentes. As lâmpadas de led são indicadas em todos os casos, e em casos de ativação frequente o ideal é que sejam mantidas acesas o tempo todo (sendo assim o consumo potencialmente menor que as incandescentes associadas a sensor).

 

Resumindo, os sensores de movimento são bastante fiáveis e práticos e permitem poupança real quando instalados nos lugares adequados. O ângulo e posição onde são colocados permite antecipar a necessidade e ativação das luzes, aumentando a utilidade e a conveniência desta solução.

 


— Artigos Relacionados —

Reguladores de Luz: Iluminação 3.0
Ler Artigo
Reguladores de Luz: Iluminação 3.0

Já mudou as suas lâmpadas incandescentes por novas, mais eficientes? Então passe para o nível seguinte!

Energia
Consumo Invisível: como reduzir este custo?
Ler Artigo
Consumo Invisível: como reduzir este custo?

Equipamentos em “Stand-by” e em “Off-mode” podem representar até 10% da sua fatura! Veja algumas ideias simples para reduzir o seu consumo invisível!

Energia
Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!
Ler Artigo
Máquinas de lavar e/ou secar: bons inimigos!

Descubra formas simples de poupar com estes eletrodomésticos de alto consumo.

Energia
Ver mais